Empreendendo com amor e mais 4 palavras
Quase que diariamente recebo ótimas mensagens do Programa Negócio Certo do SEBRAE de Santa Catarina. E segunda-feira é um ótimo dia para começar revendo alguns pontos importantes sobre nossos pequenos negócios. Hoje o tema recebido girou em torno destas quatro palavras: respeito, agilidade, criatividade e credibilidade. Vocês já vem acompanhando algumas mudanças pelas quais a Gizoca vem passando... e, afirmo, o texto caiu como uma luva!
Não importa se o nosso negócio é grande ou bem pequeno. Se estamos sediadas naquela rua linda da nossa cidade ou no quartinho de casa. Temos aquele ingrediente especial: amor. Mas precisamos incluir na receita outros ingredientes a fim de nos deliciarmos com o bolo quentinho!
Os ingredientes foram sugeridos pela Camila Lam no texto "4 coisas que os clientes realmente querem de você" e estão aí para quem quiser ler e colocar em prática. É um desafio, sim, e desafio diário! Sei bem o quanto é difícil fazer tudo funcionar sendo a única cabeça (e as únicas duas mãos) a pensar e executar cada tarefa. Mas, pelo menos por aqui, penso que preciso dar o primeiro passo e tentar melhorar. Acredito que, dia após dia, estas boas atitudes e boas práticas vão se tornando mais rotineiras e os processos criados mais ágeis.
![](https://static.wixstatic.com/media/769213_e506c9081e694815b63e16b28f419bcb~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_533,al_c,q_85,enc_auto/769213_e506c9081e694815b63e16b28f419bcb~mv2.jpg)
Por hora, fiz minhas ponderações e adaptações ao nosso mundo handmade e compartilho aqui.
1. Respeito: Trate seu cliente com cordialidade, sempre! Bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, muito obrigado, atenciosamente: palavrinhas mágicas! Cuide também com os errinhos de português. Sempre (sempre!) assine seu nome no final das mensagens pessoais trocadas. O texto "Exercitando o Foco", da Melina Pettendorfer (Carinhas Personalizadas) para o Assim, Sim!, me ajudou muito. Cito um pedacinho precioso:
Dedique as primeiras horas do seu dia aos seus clientes. Eles são o coração que faz sua empresa pulsar e estão cheios de expectativas sobre seu negócio esperando uma resposta sua! Dedique-se a eles 100% das suas primeiras quatro ou cinco horas de trabalho e você vai sentir a diferença logo nas primeiras semanas… tudo vai fluir com o foco no devido lugar! DICA: Essas podem ser horas bem cedo no dia, antes mesmo de amanhecer! Sem as distrações do twitter, telefone e outras você vai se concentrar em atender seus clientes e essa tarefa será riscada com muito mais eficiência da sua agenda! (http://www.assimsim.com.br/2011/10/exercitando-o-foco.html)
![](https://static.wixstatic.com/media/769213_dc2d6ae46156446abde24242efdcbe94~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_800,al_c,q_85,enc_auto/769213_dc2d6ae46156446abde24242efdcbe94~mv2.jpg)
2. Agilidade: Se você trabalha com peças em pronta-entrega, invista em uma boa plataforma de loja virtual e mantenha seus estoques sempre atualizados em número e em novidade. Se você trabalha com peças feitas sob encomenda, crie uma galeria das peças já produzidas para o cliente conhecer seu trabalho e invista um tempo no catálogo de tecidos disponíveis. Essas práticas agilizam o processo de compra e de retorno de pedidos e emails. Em ambos os casos, pronta-entrega ou sob encomenda, seja rigorosa com os prazos de produção e de entrega informados e se houver algum imprevisto avise rapidamente seu cliente.
3. Criatividade: Para quem tem o foco na pronta-entrega, crie uma rotina de novidades para o seu site e se desafie a criar novas peças e a trocar de tempos em tempos a sua "coleção". Para o foco nas encomendas personalizadas, pesquise antes de oferecer as opções quais as preferências ou os objetivos do seu cliente com aquela encomenda. A criatividade também pode "pousar" sobre um recadinho escrito à mão acompanhando o pacote, um email pessoal agradecendo a compra, uma promoção diferenciada, um site atualizado com assuntos relacionados aos seus produtos. Todo mundo gosta de ver uma novidade criativa e diferenciada! E volto a citar a Melina, no mesmo texto:
Os empreendedores são sonhadores natos! Por isso temos muitos projetos, idéias e lançamentos em mente o tempo todo. Se você deixar as ideias te contagiarem, vai passar o dia todo rabiscando, pensando e até fazendo projetos novos deixando de lado o seu pequeno negócio! Pintou uma ideia? Eleja um caderninho especial para ideias novas e escreva rapidamente só para você mesma entender depois. Dormir e acordar depois da ideia é importante para ver se aquela viagem te levará a algum lugar mesmo ou se vai ficar só no caderninho por enquanto! DICA: Só faça um lançamento depois de implementar outro, não deixe acumular.
(http://www.assimsim.com.br/2011/10/exercitando-o-foco.html)
![](https://static.wixstatic.com/media/769213_0451c03e259b49749b28b92200cf6ab1~mv2.jpg/v1/fill/w_800,h_533,al_c,q_85,enc_auto/769213_0451c03e259b49749b28b92200cf6ab1~mv2.jpg)
4. Credibilidade: Está aqui uma coisa difícil de ser conquista e fácil de ser perdida. A credibilidade não nasce da noite para o dia, é exclusivamente no dia a dia que vai se solidificando. Ter consistência (ou: ser estável, permanente, sólido, equilibrado) no discurso e na prática é o que leva a pessoa e a sua empresa a ter credibilidade no mercado, com seus admiradores, clientes e fornecedores. No nosso ramo do "feito a mão", em que a ligação da pessoa que faz com a peça pronta é super estreita, é imprescindível ser consistente. Por isso, cuide com o que escreve e compartilha no Facebook, seja na sua fanpage ou no seu perfil pessoal, ele diz muito sobre você e consequentemente sobre a sua empresa. As pessoas que se relacionam com a sua marca precisam confiar no serviço ou produto oferecido e o responsável por essa ponte é você! E é você não só como "funcionário" da sua empresa mas também como pessoa. O mesmo vale para eventos que você participar (como expositor e como visitante) e as lojas da área e outros ateliês que você visitar.
Se tiver mais 10 minutinhos agora, aproveite e tire suas próprias conclusões diretamente no texto da Camila Lam: 4 coisas que os clientes realmente querem de você. Camila Lam é repórter do canal PME de EXAME.com. Seu e-email é camila.lam@abril.com.br
Beijos,
Gi
Fotos: http://nanacompany.typepad.com/